COMO (QUASE) NÃO VER UM FLA-FLU DESSES ?


Pois é. No Brasil muita coisa tem destaque mas talvez o que mais causa repercussão na grande massa é o futebol. Um esporte que conquistou o país inteiro com a emoção que lhe é peculiar, com as injustiças de cada lance, com as glórias de cada conquista e com seu enredo muito parecido com o dia-a-dia do povo. Durante noventa minutos o chefe de gravata e o operário de roupa surrada se equivalem. Durante noventa minutos a semana sofrida e dura de trabalho deixam de infernizar sua cabeça e seu corpo e o que existe ao redor não faz a mínima importância.
O Fla-Flu de ontem foi imperdível. Foi. Depois do jogo todos nós que gostamos de futebol podemos dizer isso. Mas antes da partida, nós rubro-negros, com vários desfalques, um meio-campo retalhado e sem R10 não acreditávamos muito que algo realmente bom pudesse acontecer.
Particularmente pra mim esse jogo quase se transformou em 15 minutos de "melhores momentos" nos programas de TV pós rodada do brasileirão.
Lembra lá no início quando disse que "muita coisa no Brasil tem destaque mas o que mais causa repercussão... é o futebol" ? Então. Ontem tive mais uma prova disso ao quase perder o Fla-Flu.
Durante o final de semana minha família precisou utilizar o serviço de saúde do país e foi frustrante. Ah, mas serviço público é uma merda mesmo, você pode pensar. Infelizmente concordo, mas no caso o serviço foi o particular.
Como sou idiota. Pago uma infinidade de impostos todo ano, com carnês, taxas, tributos e seja lá que nome podemos usar, pra receber de volta do Estado os serviços públicos básicos: educação, saúde, transporte e segurança. Nem vou incluir aqui o lazer.
Como graças a Deus tenho condição - e não cabe aqui nenhuma vanglória - me dou ao luxo de pagar, além do que já pago pro Estado, um serviço particular de saúde. Ou seja, pago 2 vezes por um serviço pra ter a possibilidade de "escolha" de qual usar e mais, manter a esperança de que, quando precisar um deles me atenderá com dignidade.
Só que o descaso do Estado foi esfregado na minha cara nesse final de semana e eu simplesmente sentei e esperei.
Provavelmente por causa de um alarde provacado por uma bactéria "misteriosa" no DF, que já matou 5 pessoas, a unidade de atendimento de emergência pediátrica do hospital particular santa lúcia (asa sul) estava abarrotada de crianças e pais. Só que além desse agravante, um serviço porcamente prestado, falta de profissionais e uma certa indolência do atendimento privado foi o resumo de um final de semana medonho.
Foram, somando-se os dois dias do final de semana, quase 10 horas de espera para sermos atendidos num hospital particular onde a consulta custa em média 150 reais.
Mas se o Estado não está nem aí pro seu papel de "servidor" e entrega de mãos beijadas e sem nenhuma fiscalização essa mina de furtuna pra área privada, porque podemos esperar que a benificiada se importe realmente em prestar um serviço de qualidade ?
E isso não se limita à saúde não. Pagamos - quem tem possibilidades pra isso - duas vezes por todos os serviços que o Estado deveria oferecer como contra-partida à sociedade. Pagamos duas vezes pela saúde: planos de saúde. Pagamos duas vezes pela educação: escolas particulares. Pagamos duas vezes pelo transporte: seu carrinho dividido em 48 vezes. Pagamos duas vezes pela segurança: sistemas de segurança no seu prédio, na sua casa, seguro do carro etc.
Todos nós sabemos disso. Talvez não nos importamos porque o dinheiro tá sobrando mesmo (kkkk ironia !!!). Talvez porque não fomos colocados à prova ao realmente depender de um desses serviços. Ou talvez, e infelizmente o mais provável - e me incluo nessa - não nos importamos porque estamos anestesiados pela falta de esperança que isso possa um dia mudar. A corrupção de prioridades (gosto muito desse termo e o tomo emprestado de um deputado federal) já está impregnada na sociedade. E sem perceber estamos quase todos conformados com ela.
Um dado histórico que pode não significar nada e talvez não signifique mesmo, mas que me chamou muito a atenção: a nossa vizinha e "rival" Argentina possui 5 Prêmios Nobel. Três deles em ciências (química e medicina, eu acho... rs) e 2 pela Paz. Sabe quantos o Brasil possui ?
Como disse, isso não significa nada mas lembra daquele lance de "corrupção de prioridades" ?

E ontem, após todo esse tempo usufruindo de um serviço tão bom, virei pra minha querida e amada esposa e soltei: "Será que vou conseguir ver o Fla-Flu ?"

###palavrinha
Nada de mais com meu filhote, graças a Deus. Já já está pronto pra mais bagunças, se Deus quiser, e ele há de querer.
###palavrinha2
Vi o jogo sim, e gostei muito do que vi no final. Mais um freguês chorão pra nossa lista !!!! kkkkkkk

Comentários