Começa o Brasileirão Assaí 2020

Começou neste final de semana (08 Ago) o campeonato brasileiro de futebol. Assim como nas últimas temporadas serão 20 clubes em turno e returno, todos contra todos em sistema de pontos corridos, e lá em Fevereiro de 2021 saberemos quem será o campeão brasileiro da primeira divisão.

O Brasileirão Assaí 2020 teve apenas 6 jogos na sua primeira rodada por alguns motivos: 3 partidas foram adiadas por causa das finais dos campeonatos estaduais e faltando poucos minutos para o início de Goiás e São Paulo o jogo foi adiado porque 10 atletas do time goiano testaram positivo para o covid.
Infelizmente esta edição do campeonato brasileiro vai, muito provavelmente, durante todas as rodadas nos mostrar o famoso * (asterisco) na tabela de classificação indicando que alguns times possuem jogos a fazer. A probabilidade de jogos adiados pelo mesmo motivo que adiou o jogo em Goiânia neste domingo é muito grande. Teremos que conviver com isso. Não entraremos aqui no tema "protocolo CBF" em relação à pandemia, mas ficou evidente no caso de hoje que o mesmo é falho.

Em relação à bola rolando, o grande jogo da rodada aconteceu no Maracanã entre o atual campeão Flamengo e o Atlético de Sampaoli. E o jogo entregou justamente o que se esperava dele: uma boa partida de futebol, cheia de alternativas táticas dos 2 lados e intensidade até onde o fôlego permitiu.
Alguns pontos ficaram bem claros na vitória do Galo por 1 a 0. Do lado do Galo: Sampaoli continuará mexendo na sua escalação de acordo com os adversários, assim como fez no Santos de 2109; intensidade na pressão após perder a bola; marcação lá no ataque; busca pelo gol com velocidade; posse de bola não é uma busca e não influencia na sua ideia de jogo; um goleador ainda precisa ser encontrado. Do lado do novo Flamengo de Domènec: muito cedo para perceber alguma alteração no time; a saída de bola pode ser um problema sem o espanhol Pablo Mari e com a imprecisão mostrada hoje por Diego Alves; time sentiu a parte física no 2o tempo e espaços incomuns acabaram aparecendo entre os setores; Bruno Henrique e Gabigol perderam oportunidades que a torcida rubro-negra não estava acostumada a ver.
Ah, e do lado do Maracanã: inadmissível o estado do gramado. Flamengo e Fluminense precisam se mexer e conseguir um piso mais adequado para a sequência da temporada.
Nas demais partidas tivemos uma ótima vitória do Furacão fora de casa diante do Fortaleza de Ceni; o "em crise" Sport conseguindo bater o Ceará campeão da Copa do Nordeste; e ainda no sábado outra vitória de um visitante: o Internacional bateu o Coritiba que volta à primeira divisão em 2020.
Completando essa rodada incompleta, o Santos empatou com outro estreante, Red Bull Bragantino e o Grêmio bateu em casa o Fluminense de Fred.

Veja os resultados:

Fortaleza 0 x 2 Athletico
Sport 3 x 2 Ceará
Coritiba 0 x 1 Internacional
Santos 1 x 1 Red Bull Bragantino
Flamengo 0 x 1 Atlético
Grêmio 1 x 0 Fluminense

Foi só a primeira rodada das 38 - assim esperamos - desse Brasileirão Assaí 2020 que promete ser um dos mais conturbados na era dos pontos corridos.


Comentários