Neymar já é maior que Ronaldo Fenômeno


Calma, calma, calma... Neymar ultrapassou o Fenômeno em gols pela Seleção Brasileira. Números. Na subjetividade do futebol em campo, aí é texto pra outro post.

Lucas Figueiredo/CBF
Neymar chegou ontem, 14/10/2020, à impressionante marca de 64 gols com a camisa da seleção. Com isso ele bateu a marca de Ronaldo se considerarmos apenas os jogos contra seleções de outros países. Porque se considerarmos jogos contra clubes ou combinados, Ronaldo têm 67 tentos, que já já também serão ultrapassados pelo atual camisa 10 canarinho.

Agora à frente de Neymar temos apenas um "tal" de Pelé. Isso mesmo, somente o Rei fez mais gols vestindo a camisa da seleção do que Neymar. Isso é um feito gigante do jogador, assim como Pelé, criado no Santos. Pelé tem um total de 77 gols contra seleções e 95 incluindo os jogos contra times e combinados.

A lista dos 5 maiores goleadores canarinhos ainda tem, na 4ª posição Romário (55 gols) e na sequência Zico (48 gols). O curioso é que se ampliarmos a lista de goleadores por seleções para o mundo, aí vão aparecer nomes desconhecidos da grande torcida e com números impressionantes (tem um bem conhecido e atual aí também):

  1. Ali Daei (Irã) - 109 gols
  2. Cristiano Ronaldo (Portugal) - 101 gols e contando
  3. Puskás (Hungria) - 84 gols
  4. Kamamoto (Japão) - 80 gols
  5. GodFrey Chitalu (Zâmbia) - 79 gols

O Rei Pelé aparece em 7º nesta lista e Neymar pulou agora para a 22ª posição com os seus 64 gols (e contando).

Destrinchando um pouco os gols de Neymar pelo Brasil e comparando com os outros TOP 5 brasileiros:

  • dos 64 gols de Neymar, 42 foram em amistosos; Ronaldo fez 27 gols em amistosos
  • Neymar fez 6 gols até aqui em Copas do Mundo; Zico e Romário têm 5, Pelé 12 e Ronaldo 15 gols
  • o Japão é a maior vítima de Neymar: 8 gols contra os orientais
  • o 1º gol pela seleção foi marcado em 10/08/2010 contra os Estados Unidos em um amistoso que terminou 2x0 Brasil
  • 2014 foi o ano que Neymar mais gols fez: foram 15 em 14 jogos
  • neste ano de 2020 são 2 jogos e 3 gols marcados. Todos pelas eliminatórias sulamericanas para a Copa do Mundo 2022 - Catar.

Neymar consegue impressionar nos seus números mas ainda assim continua sofrendo rejeição por parte da torcida brasileira. Vem aí mais uma Copa do Mundo e o atual camisa 10 tem a possibilidade de consolidar seus números com uma campanha que agrade o torcedor brasileiro que já há algum tempo sofre com a seleção no torneio mundial.

fontes: CBF - Fifa - FutDados.com

O Pitaco é Meu


Comentários