História em Camisas - BOTAFOGO de Futebol e Regatas


Como chegar a apenas 8 camisas para resumir a história de um dos clubes de passado mais glorioso do futebol brasileiro?

Essa foi a tarefa que o historiador e pesquisador do Botafogo Futebol e Regatas, Claudio Falcão, nos ajudou a realizar.

Claro que haverão discordâncias, então fique à vontade para deixar sua lista nos comentários. Saudações Alvi-negras!!!

VIDEO NO FINAL DO TEXTO.





1 - Camisa de 1910: "O Glorioso" campeão carioca

O apelido de “Glorioso” foi dado à equipe após a conquista do título carioca de 1910, pela “gloriosa conquista”. O Bota venceu aquele campeonato em 10 jogos: foram 9 vitórias e uma derrota, com 66 gols marcados e 9 gols sofridos.



2 - Camisa de 1948: Campeão Carioca e o "escudão"

Após a fusão do Club de Regatas Botafogo e Botafogo Football Club em 1942 o, agora, Botafogo de Futebol e Regatas conquistava o seu primeiro título carioca em 1948. Com ele a lendária camisa do "escudão" entrava para a história do Glorioso.



3 - Camisa de 1962: BI Carioca de mangas longas

Base da seleção brasileira, juntamente com o Santos de Pelé, o Botafogo conquistou o campeonato carioca por dois anos consecutivos (1961/62). Nilton Santos, Didi, Zagalo, Amarildo e Garrincha eram OS nomes daquele esquadrão sensacional. Junto a este time um manto tradicional listrado e de mangas longas entrava pra história do clube.



4 - Camisa de 1977: Toda branca e Adidas nos ombros (Time do Camburão)

Botafogo era presidido por Charles Borer, ligado ao Serviço Nacional de Informações (SNI), da linha dura de apoio ao Regime Militar. Para apaziguar os ânimos da torcida após a venda da Sede do clube à Companhia Vale do Rio Doce, o presidente montou "um time cheio de craques malandros acima da conta. Contratou Paulo César Caju, Mário Sérgio, Dé, o Aranha, Manfrini, Gil, Ubirajara Alcântara, Renê Pancada e Rodrigues Neto."

O time recebeu a alcunha de "time de camburão" do repórter Deny Menezes, fazendo referência ao fato de serem jogadores que "ninguém queria nada a não ser criar caso, fazer arruaça e desafiar a decantada valentia de Borer".

Pra marcar essa história a linda camisa toda branca com o início do fornecimento de material pela adidas, que não colocava sua marca na frente da blusa mas sim suas 3 listras tão características nos ombros.



5 - Camisa de 1988: Adidas tradicional e Coca-Cola no patrocínio

O Gloriso conquistaria em 1988 o título do torneio Palma de Mallorca em cima do Barcelona e para marcar esse ano uma camisa entraria para a história do clube e cairia no gosto da torcida. As tradicinais listras pretas e brancas com o patrocínio da Coca-Cola nas cores do clube.



6 - Camisa de 1989: Carioca histórico

No dia 21 de junho de 1989, o Botafogo venceu o Flamengo por 1 a 0. Aos 12 minutos do segundo tempo, a equipe fez uma jogada pelo lado esquerdo, Mazolinha cruzou e Maurício teve apenas o trabalho de empurrar para o gol. O Alvinegro era campeão carioca de forma invicta e dava fim ao jejum de 21 anos sem conquistas.



7 - Camisa de 1993: Título internacional

No dia 30 de setembro de 1993, o Botafogo conquistava o título inédito da Copa Conmebol em uma decisão emocionante e indefinida até o último instante contra o Peñarol.

O Botafogo superou o Bragantino-SP nas oitavas de final, passou pelo Caracas (VEN) nas quartas, eliminou o Atlético-MG na semifinal e chegou à disputa da taça.

Jogo de ida, 1x1... na volta no Maracanã, 2x2... na disputa de penaltis o Glorioso levou a melhor (3x1) e levantou o caneco. Uma geração não tão lembrada mas que cravou na história uma conquista internacional com o manto alvi-negro.



8 - Camisa de 1995: O BI brasileiro depois de quase 3 décadas

Com uma dupla de ataque na ponta dos cascos, Donizete e Túlio Maravilha, o Botafogo consquitou o campeonato brasileiro de 1995. Na final bateu o Santos, revivendo um duelo que dominou grande parte da história do futebol brasileiro nos anos 60.

Após a vitória no primeiro jogo no Maracana, 2x1, o Botafogo foi até o Pacaembu em busca do empate para se sagrar "o melhor time do país" depois de quase 3 décadas. E foi o que aconteceu. 1x1 no placar, taça na sala de troféus e camisa na história do clube.




E aí botafoguense, o que achou da lista ?

Saudações Alvi-Negras!

colaboração: Claudio Falcão (https://datafogo.blogspot.com)



fontes:

https://datafogo.blogspot.com/

http://mundobotafogo.blogspot.com/

https://www.torcedores.com/

http://www.acervodabola.com.br/

https://www.imortaisdofutebol.com/


O Pitaco é Meu


Comentários

Postar um comentário

Critique, elogie, compartilhe...