História em Camisas - SANTOS Futebol Clube

Como chegar a apenas 8 camisas para resumir a história de um dos clubes mais vencedores e também que mais revelam CRAQUES no futebol brasileiro ? O único time brasileiro na carreira do Rei do Futebol...

Para tal, contamos com a ajuda de alguns torcedores do Peixe e muita pesquisa.

Claro que haverão discordâncias, então fique à vontade para deixar sua lista nos comentários. Saudações Alvi-negras!!!

VIDEO NO FINAL DO TEXTO.




1 - Camisa de 1912: A primeira e nunca usada

Ao definir as cores da nova agremiação, Santos Foot-Ball Club, não se imaginava a dificuldade de encontrar os tecidos dourados e nem tão pouco no estado pós lavagem dos uniformes (desbotados). Conta a história que nem chegaram a ser utilizados em alguma partida de futebol.


2 - Camisa de 1962: A branca do Rei

Não precisamos explicar. Tinha Pelé e ganhou tudo!


3 - Camisa de 1998: Título internacional na Batalha de Rosário

No dia 21 de outubro de 1998, o Santos FC se sagrava campeão da Copa Conmebol ao empatar com a equipe do Rosario Central em zero a zero jogando a partida decisiva no estádio Gigante de Arroyito em Rosario na Argentina. O Peixe formou nesse encontro que ficou conhecido como a Batalha de Rosario com: Zetti; Anderson Lima, Sandro, Claudiomiro e Athirson; Marcos Bazílio, Narciso, Élder e Eduardo Marques; Fernandes (Baiano) e Alessandro (Adiel). O técnico era Émerson Leão.


4 - Camisa de 2002: Meninos da Vila

Em 2002 o Santos chegava desacreditado para a disputa do campeonato brasileiro. Sem recursos para investimentos e sem grandes nomes no elenco o técnico Leão usou e abusou da base santista. O resultado: uma dupla inesquecível para a torcida da baixada santista (Diego e Robinho) e o primeiro título do clube de Campeão Brasileiro no novo formato implantado pela CBF a partir dos anos 70.


5 - Camisa de 2004: Longe de casa Campeão Brasileiro

O Santos foi campeão brasileiro no ano de 2004 disputando suas últimas partidas fora da Vila Belmiro (punido pelo controverso STJD). E coube à cidade do interior paulista, São José do Rio Preto, abrigar a partida do título - 2x1 - contra o Vasco. Em 3 anos (2002-04) o Santos conseguira 2 títulos e 1 vice-campeonato, sendo destaque no futebol brasileiro no inicio do milênio.


6 - Camisa de 2010: Mais uma dupla de "Meninos"

Quase uma década depois a Vila revela ao Brasil mais uma dupla que entraria pra história do clube: Ganso e Neymar. Junto deles o retorno do ídolo Robinho. Dois títulos numa mesma temporada (algo que não acontecia desde 1968): um campeonato paulista e uma Copa do Brasil.

Depois de um 2009 brigando pra não ser rebaixado no campeonato brasileiro, um histórico 2010. Mais uma camisa entra pra história.


7 - Camisa de 2011: 48 anos depois...Campeão!

Já se passavam 48 anos. Enfim, em 2011 chegou a terceira conquista da América. O Santos de Neymar e Ganso conquistava a Libertadores da América e os dois entravam definitivamente na galeria de grandes do time.

Com a chegada do técnico Muricy Ramalho, um acerto no setor defensivo e o talento absurdo de Neymar... não dava pra segurar o time da Vila Belmiro.


8 - Camisa de 2012: Centenário e camisa azul

Na comemoração dos 100 anos de história o clube lançou uma camisa comemorativa na cor azul. Em 2012 ainda veio o TRI campeonato paulista na sequência. E ao final, seria também a última temporada completa do fenômeno Neymar vestindo o manto do Peixe (se despediu da Vila em maio de 2013). Uma camisa histórica entre tantas.



E aí Santista, o que achou da lista ?

Saudações Alvi-Negras!



fontes:

https://www.torcedores.com/

https://www.santosfc.com.br/

https://globoesporte.globo.com/


O Pitaco é Meu


Comentários