História em Camisas - Clube de Regatas do FLAMENGO
O desafio agora é em OUTROPATAMAR, ou melhor... OITOPATAMAR !
Escolhemos oito "mantos sagrados" na história vitoriosa do Clube de Regatas do FLAMENGO. Nunca será fácil e sabemos que cada torcedor tem a sua preferida. Viajamos da primeira até a vitoriosa camisa da temporada mais inacreditável do futebol, 2020.
Divirta-se. VÍDEO NO FINAL DO TEXTO.
O time de futebol do clube precisava de um uniforme próprio para serem diferenciados dos atletas do remo, esporte fundador do clube. A camisa xadrez em vermelho e preto foi apelidada de "papagaio de vintém" pela semelhança com os papagaios (pipa, raia, pandorga) que podiam ser comprados por qualquer vintém (moeda da época).
2 - Camisa de 1944: O primeiro TRI
O primeiro tricampeonato carioca da história do Flamengo foi liderado em campo por um dos maiores jogadores rubro-negros de todos os tempos: Thomaz Soares da Silva, o Zizinho. Acompanhando o Mestre Ziza estavam craques como Domingos da Guia, Biguá, Bria, Jayme, Valido, Pirillo e Vevé.
44 vitórias, 188 gols marcados e apenas 6 derrotas. Pirilo como artilheiro da campanha: 46 gols. O tri veio com a categoria e a raça de Valido: aos 30 anos, o ponta-direito argentino voltou ao futebol e marcou o gol da conquista de cabeça, aos 41 minutos do segundo tempo da final contra o Vasco, diante de 20 mil torcedores na Gávea.
3 - Camisa de 1980: O início de uma era
Com um time formado nos finais dos anos 70 o Flamengo finalmente conquistava seu primeiro título do Campeonato Brasileiro e iniciava então uma era de vários títulos, lembrada até hoje como a mais expetacular da história do clube. Zico e companhia vestiram esse manto.
4 - Camisa de 1981: O Mundo Rubro-Negro
"Em Dezembro de 81 ficou marcado na história..." Foi com essa camisa de mangas em vermelho e preto e corpo branco que o Flamengo conquistou o maior título de sua história. Num massacre sobre o campeão europeu Liverpool o time de Zico entrou pra história mais uma vez, agora com o seu segundo uniforme.
5 - Camisa de 1987: Uma seleção Rubro-Negra
Em 1987 o Flamengo venceu a Copa União - nome dado ao campeonato brasileiro naquele ano - e contava com um elenco cheio de estrelas, já consagradas e que iriam se consagrar futuramente. Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Edinho e Leonardo; Andrade, Ailton e Zico; Renato Gaúcho, Bebeto e Zinho. Apenas Aílton não vestiu a camisa da seleção brasileira.
6 - Camisa de 2009: A volta do Imperador
"Adriano, o Imperador", voltou ao clube de formação para trazer junto com ele o título de Campeão Brasileiro depois de 17 anos de jejum. Num título improvável o time foi empurrado pela torcida e só conseguiu garantir o trófeu na última rodada do torneio numa vitória de virada sobre o gaúcho Grêmio. O zagueiro Ronaldo Angelim entrou pra galeria de heróis com seu gol de cabeça já na segunda etapa diante de mais de 84 mil torcedores no Maracanã.
7 - Camisa de 2019: Reestruturação premiada
Após a eleição de 2012 ocorrida no clube, o Flamengo passou por alguns anos com elencos medianos e ciente de que uma reestruturação administrativa e financeira era urgente para a sobrevivência da instituição. A torcida comprou o discurso austero e teve paciência para aguardar o retorno dos títulos. Numa campanha arrasadora no segundo semestre do ano o time venceu o Campeonato Brasileiro e ainda a Libertadores numa das finais mais épicas da história da competição. Comandados pelo português Jorge Jesus, o time formado por Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Mari e Filipe Luis; Arão, Gerson, Arrascaeta e Everton Ribeiro; Bruno Henrique e Gabigol se juntou ao lendário time de Zico como campeões da América.
8 - Camisa de 2020: A temporada da pandemia
Essa camisa não podia ficar de fora. O ano de 2020 será lembrado por toda a história da humanidade como o ano da pandemia. O ano em que os estádios de futebol ficaram vazios... sem a alma do torcedor. Qualquer conquista num ano tão desafiador precisa ter seu lugar guardado.
E aí RUBRO-NEGRO, o que achou da lista ? Qual camisa você incluiria ?
Saudações!
O Pitaco é Meu - @opitacoemeu
A de 1992 também vale a pena!!! Júnior e companhia batendo no Botafogo!!!
ResponderExcluir