História em Camisas - GRÊMIO Foot-Ball Porto Alegrense

Chegamos agora com o Imortal ! Clube envolvido numa das rivalidades mais acirradas do futebol mundial, o Grêmio é o homenageado da vez.

Levantamos 8 camisas históricas do clube contando com a ajuda do tricolor gaúcho Ragui - podcast Esquema Trágico. Muita história e títulos resgatados em apenas 8 itens.

Fiquem à vontade para deixar suas opiniões nos comentários. Será que ficou alguma camisa de fora da lista?

Divirta-se. Vídeo no final do texto.




1 - Camisa de 1925: Lara, nome no hino

Essa camisa de goleiro foi usada por Lara, um ídolo do Grêmio e o único jogador com seu nome citado no hino do clube. Jogou a carreira inteira no Grêmio e foi o maior nome da era amadora do tricolor gaúcho.

 
2 - Camisa de 1968: Hepta Gaúcho

Este foi a ano do hepta Campeonato Gaúcho, a maior sequência de títulos estaduais do clube.
No dia 25 de julho de 1968, o Grêmio empatava sem gols com o Juventude, no Estádio Olímpico, e comemorava, de forma antecipada, a conquista do Campeonato Gaúcho daquele ano. Mais do que a celebração do título, o Clube alcançava uma marca sem precedentes até então no futebol gaúcho: 7 vezes campeão Gaúcho em sequência.
 

3 - Camisa de 1981: O primeiro Brasileirão

Ano em que o Grêmio conquista seu primeiro campeonato Brasileiro com gol de Baltazar no Morumbi. Aliás, um dos gols mais bonitos de decisões de Brasileirão. Na partida de ida em Porto Alegre, o mesmo atacante perdeu um gol claro e questionado na saída do campo disse que "Deus estava reservando algo melhor". Dito e feito. Depois desse título ele passou a ser chamado de "Baltazar, o artilheiro de Deus".
 
 
A camisa branca foi utilizada na semifinal daquele ano diante da Ponte Preta.

4 - Camisa de 1983: Renato e o Mundial

A lendária camisa usada por Renato Portaluppi nos títulos da Libertadores e Mundial deu ao Grêmio o status de primeiro time a ter estes títulos fora do eixo Rio-São Paulo. A consagração do maior ídolo da história do Imortal. Outro grande nome daquele time era o capitão Hugo De Leon. Símbolo de garra e técnica, sua foto levantando o troféu da Copa Libertadores entrou pra história.


5 - Camisa de 1989: O primeiro campeão da Copa do Brasil

Em 1989 a Confederação Brasileira de Futebol estreava a Copa do Brasil - torneio disputado em sistema de mata-mata pelos campeões e vices estaduais do futebol brasileiro. E o primeiro clube a vencê-la foi o tricolor gaúcho. Numa campanha irretocável invicta, com 8 vitórias e 2 empates. A final foi jogada contra o Sport de Recife e no último jogo, vitória por 2x1. Gols de Cuca (hoje técnico) e Assis (irmão de Ronaldinho Gaúcho). Conquista inédita no hoje tradicional torneio do futebol brasileiro e camisa na história.


6 - Camisa de 1996: Tríplice coroa

Esta é a camisa da tríplice coroa mista de 1996 (Gauchão, Recopa e Brasileirão). Segundo a Forbes foi a camisa esportiva mais vendida no MUNDO no ano. O time contava com uma das duplas de ataque de mais sucesso na história do futebol brasileiro: Paulo Nunes e Jardel (no Brasileirão Jardel já havia se transferido para o Porto de Portugal). O título Brasileiro veio numa final emocionante diante da Portuguesa no Estádio Olímpico em Porto Alegre: gol do improvável Aílton há 5 minutos do final da partida. 2x0 e troféu na galeria do Grêmio.
 

7 - Camisa de 2005: Batalha dos Aflitos

2005 foi um dos anos mais difíceis do clube. O Grêmio estava na Série B e protagonizou um jogo histórico que passou a ser conhecido como "A Batalha dos Aflitos". Esta partida entrou para o Guinnes Book: foi a primeira vez na história do futebol que um clube venceu uma partida com apenas 7 jogadores em campo e também a primeira vez que um time foi campeão de um torneio dessa mesma forma. O recorde dura até os dias atuais. Foi neste dia que o clube ganhou o apelido de "Imortal Tricolor". Ah, o resultado do jogo: Náutico 0 x 1 Grêmio. Com o resultado o Imortal voltou à primeira divisão do futebol brasileiro e levou o título de campeão da Série B.


8 - Camisa de 2016: Fim da fila e começo de uma era

Camisa usada pelo Grêmio na final da Copa do Brasil de 2016. Essa partida tirou o clube de uma fila de 15 anos sem títulos de expressão (foram apenas 4 estaduais nesse período). Ela também marcou o primeiro título de Renato Portaluppi como técnico do tricolor e lhe rendeu uma estátua no pátio da Arena do Grêmio. A camisa branca foi usada no jogo da ida, no Mineirão: Galo 1x3 Grêmio. O título iniciou uma era de conquistas do clube comandado pelo seu maior ídolo, agora como técnico. Em 2017 o clube voltou a vencer a Libertadores e apresentar o melhor futebol jogado na América do Sul.

 
E então tricolor gaúcho, o que achou da lista ? Qual camisa você incluiria ?
Saudações!


co-autoria: Ragui - podcast Esquema Trágico

@esquema_tragico
podcast-spotify
 

 O Pitaco é Meu - @opitacoemeu
 



Comentários