História em Camisas - Esporte Clube BAHIA

Chegamos ao maior estado do Nordeste, pra falar do tricolor baiano: Esporte Clube BAHIA.
O Bahia foi fundado em 1931 e ao longo de sua vitoriosa história muitas camisas marcaram gerações. Acompanhe abaixo a lista de 8 camisas históricas desse gigante brasileiro.
Como sempre contamos com a ajuda de um torcedor do time, e nesse caso na verdade, foram 2: Vitor Torres do canal Sou Mais Bahia e Ruy Guimaraes, colecionador de camisas e historiador tricolor baiano.

Então chega de conversa e vamos começar nossa lista!
Divirta-se! 

VÍDEO NO FINAL DO TEXTO.

 

1 - Camisa de 1932: O primeiro a gente nunca esquece

A primeira camisa remete ao inicio da história do clube. Mais precisamente o segundo ano de existência, 1932. E logo ali o Bahia já batia PELA PRIMEIRA VEZ o seu rival rubro-negro em uma final entre os dois (rival que a partir daqui será chamado de "vice", que é como o tricolor se refere ao mesmo). O primeiro a gente nunca esquece, ainda mais em cima do " vice".



2 - Camisa de 1959: Campeão Brasileiro

No ano de 1959 o Bahia foi campeão da Taça Brasil, torneio que reunia os campeões estaduais do Brasil e que há alguns anos foi oficialmente considerado pela CBF como uma edição do Campeonato Brasileiro. Nessa conquista o Bahia eliminou CSA, Ceará, Sport e Vasco, e na grande final bateu o Santos de Pelé. Foram 3 jogos decisivos. Vitória na Vila Belmiro (3x2), derrota na Fonte Nova (0x2) e na partida de desempate, disputada no Maracanã, vitória por 3x1. A geração que vestiu essa camisa ainda fez mais história conquistando um penta campeonato baiano (1958-1962), um tri Norte Nordeste (59, 61 e 63) e a Taça da Amizade no Uruguai em 1959.




3 - Camisa de 1978: 7x Campeão

A camisa de 1978 entra na nossa lista pra homenagear a Década de Ouro do Esquadrão de Aço. Entre 1971 e 1980 o Bahia só deixou de conquistar 2 campeonatos estaduais e enfileirou uma sequência de 7 conquistas a partir de 73. Jogadores lendários vestiram essa camisa nesse hepta e 4 deles estavam presentes em todas as sete campanhas: Sapatão, Douglas, Baiaco e Fito.



4 - Camisa de 1981: 5x0 no Santa Cruz

Em 5 de Abril de 1981, o Bahia entrou em campo na Fonte Nova precisando reverter um placar de 4x0 conquistado pelo Santa Cruz no jogo da ida em Recife, pelo Campeonato Brasileiro daquele ano. O que parecia impossível e que até mesmo o torcedor tricolor duvidada (pouco mais de 10 mil estavam presentes no início do jogo) acabou se tornando uma das partidas mais históricas e memoráveis para o apaixonado torcedor do Esquadrão. Já no primeiro tempo o Bahia vencia por 3x0 e via a Fonte Nova se enchendo de torcedores... Na segunda etapa com as arquibancadas lotadas e com um gol aos 40 minutos de Toninho Taino aquela tarde entrou pra história como uma das viradas mais épicas do Esporte Clube Bahia. No final foi mais fácil do que ganhar na loteria (não foi Dadá Maravilha?).



5 - Camisa de 1988: Bi-brasileiro

A escalação: Ronaldo; Tarantini, João Marcelo, Claudir e Paulo Robson; Paulo Rodrigues, Gil Sergipano, Zé Carlos e Bobô; Charles e Marquinhos. Técnico, Evaristo de Macedo.
A conquista do Brasileirão pela segunda vez foi do outro lado do país, em Porto Alegre contra o Internacional depois de um 0x0. Paulo Rodrigues, Bobô e Charles entravam definitivamente na galeria de ídolos do tricolor baiano! BBMP !!!



6 - Camisa de 2002: Bi da Copa do Nordeste sobre o " vice"

O subtítulo já diz tudo! O Bahia chegou à conquista da segunda "Lampions League" no ano de 2002. E pra ser ainda mais comemorado, o 2º troféu foi levado pra casa depois de duelos contra o "vice". Não há melhor maneira de ser campeão.



7 - Camisa de 2010: De volta à série A

Depois de 7 anos o Esquadrão de Aço finalmente voltou ao seu lugar. Foram anos desconfortáveis por não estar na eleite do futebol brasileiro - inclusive com uma passagem pela série C. Mas em Novembro de 2010 após uma vitória de 3x0 sobre a Portuguesa, tudo estava posto no seu devido lugar. Bahia de volta ao Brasileirão da PRIMEIRA divisão! 



8 - Camisa de 2020: Homenagem ao início feita pela torcida

No ano de 2020, o ano da pandemia, o Bahia criou uma camisa que deveria ser desenhada por um torcedor do Esquadrão. E a camisa vencedora foi baseada na primeira camisa tricolor do time lá nos anos 30. Trabalho realizado pelo nosso amigo e colaborador na escolha dessa lista, Vitor Torres. Além de histórica, é linda!




E então tricolor, o que achou da nossa lista?

Fique à vontade para deixar seus cometários aqui embaixo. Acha que faltou alguma camisa na lista?

Obrigado pela leitura e bom futebol!


colaboração:

Ruy Guimaraes - Camisas do Bahia
@as_camisas_do_bahia

Vitor Torres - Sou Mais Bahia

Comentários