11ª RODADA BRASILEIRÃO [PALMEIRAS X SANTOS - Líder isolado]

Finalizada a 11ª rodada do Brasileirão e agora o Palmeiras é o líder isolado.


Fala Pitaqueiro!
Mais uma rodada do Br21 terminou e com os resultados Palmeiras 3x2 Santos e Athletico 2x2 Red Bull Bragantino, o Palestra assumiu a ponta da tabela de forma isolada, com 2 pontos de vantagem sobre o Bragantino.

Vamos dar uma olhada nos números do jogo realizado no dia 10 de Julho, no Allianz Parque, entre Palmeiras e Santos, reedição da final da última edição da Copa Libertadores. E como lá na Liberta, mais uma vez deu Palmeiras.


Antes de começar, vou colocar aqui os resultados da partida e também a seleção da 11ª rodada. Lembrando que todos os dados usados aqui são da plataforma SofaScore - que ainda não patrocina o canal.


Destaque aqui para a pontuação do goleiro do Grêmio na seleção da rodada. Nota 9. Tá trabalhando o goleiro do tricolor gaúcho.

Antes de continuar quero te fazer um pedido. Se você gosta de vídeos, O Pitaco é Meu está também no Youtube (aqui) e todos esses materiais postados aqui eu transformo em vídeo e estão lá no canal também. Dá um pulo lá, se inscreve e curta os vídeos. Isso é muito importante pro canal! Valeu!

Agora vamos falar de Palmeiras 3x2 Santos.
Primeiro as escalações dos dois times. O Palmeiras na formação 4-4-2 (com um quadrado no meio-campo) e o Santos num 4-2-3-1 (ou 4-5-1).



Agora os dados estatísticos das duas equipes no duelo do último sábado.


Como era de se esperar o Santos de Diniz teve mais posse de bola durante o jogo - mas foi além do esperado. Como já disse aqui, o time de Abel Ferreira é muito eficiente. Apesar da posse bem menor, o Palmeiras teve o mesmo número de finalizações e errou menos nesse fundamento. Mais escanteios (provável maior presença no último terço do campo), mais grandes chances criadas, obrigou o goleiro adversário a fazer mais defesas, fez mais desarmes... 
E usou mais bolas longas, que é uma característica desse time e a gente já mostrou isso aqui no O Pitaco é Meu também. Até a décima rodada o Palmeiras era o segundo time entre os 20 do Brasileirão que mais utilizava essa opção da bola longa, só ficando atrás do Grêmio. Foram 34 tentativas de bolas longas contra o Santos.
Outro dado que já conversamos aqui no canal também é o aproveitamento nos cruzamentos. Sempre muito baixo, dos dois times. É o índice de menor acerto dentro de uma partida. Pelo menos nesse jogo nem tivemos tantas bolas cruzadas assim. Foram só 8 do Palmeiras e 9 do Santos.


O gráfico acima mostra os momentos de ataque de cada time durante os 90 minutos. Em verde a equipe da casa e em azul o visitante. As barras indicam a intensidade de pressão exercida por um time sobre o outro em seus ataques. Quanto maior a barra, maior a pressão. Ou seja, o time está dentro do campo adversário, finalizando, tendo a bola, pressionando para tentar o gol. Se a barrinha é pequena, é aquela posse que fica só cercando mas não cria nada. Lembrando que a barra grande não quer dizer que houve perigo ou finalização. Mostra que o time estava tentando, pressionando.


O destaque da partida mais uma vez, num jogo do Palmeiras, foi o meia Scarpa. Uma assistência, 6 passes decisivos e uma grande chance criada. Apesar do aproveitamento nos passes não ser tão alto (78%), é um jogador que cria muito porque está a todo momento tentando um passe mais agudo, mais difícil de ser executado.

Esse foi o jogo do time campeão da 11ª rodada do Brasileirão 2021, o Palmeiras. Agora líder isolado com 25 pontos em 33 disputados até aqui.


Abraço, bom futebol e até a próxima.

Se o juiz apitou tá apitado, então levanta a cabeça, bola pra frente, segue o jogo e... bom futebol!


Comentários