12ª RODADA BRASILEIRÃO [Palmeiras vence fora. Pintou o FAVORITAÇO?]

Terminou a rodada 12 do Brasileirão 2021.

E a ponta da tabela continua verde !

E aí Pitaqueiro, mais uma rodada finalizada e mais uma vez o Palmeiras na ponta da tabela. E quem está logo atrás agora é o Atlético Mineiro.

No jogo deste domingo válido pela 12ª rodada o Palmeiras foi até Goiânia enfrentar o Atlético-GO e saiu de lá com mais 3 pontos na mala: 3x0. Gols de Éder (contra), Scarpa e Breno Lopes.


Vamos dar uma olhada nos números desse confronto entre o 11º e o líder do Brasileirão. Uma partida muito controlada do líder na capital goiana. Mas antes disso, dá uma olhada aí nos resultados da última rodada e também na seleção da rodada, de acordo com a plataforma SofaScore - que ainda não patrocina a gente.


Agora finalmente vamos ao jogo do campeão da rodada. O Palmeiras entrou com 7 alterações em relação à escalação utilizada no confronto das oitavas de final da Libertadores, que foi o jogo anterior ao confronto com o Atlético-GO. É o técnico Abel Ferreira manejando os minutos de jogo de cada jogador do elenco. Elenco que muitos consideram o mais equilibrado e numeroso entre os 20 times da série A.
O time entrou num 4-2-3-1 com Dudu pela direita, Veiga centralizado e Wesley na esquerda, e na frente mais adiantado o Willian Bigode. Que fez o papel de centroavante mesmo... bem centralizado.


Apesar de não criar uma grande chance nos primeiros 45 minutos, em momento nenhum o Palmeiras correu perigo e perdeu o controle do jogo. O forte calor que fazia em Goiânia também "ajudou" a deixar o jogo mais devagar. Muito provavelmente, quem não era palmeirense ou torcedor do Atlético-GO não teve muita paciência em acompanhar a primeira parte do duelo. Na segunda etapa os times voltaram mais ligados, o calor deu uma aliviada, e aí tivemos um jogo mais movimentado. O Palmeiras após fazer 1x0 perto dos 15 minutos do segundo tempo, mudou logo 3 jogadores pra também começar a descansar alguns atletas. Saíram Veiga, Dudu e Willian; entraram Scarpa, Breno Lopes e Deyverson.

Vamos dar uma olhada em algumas estatísticas do jogo.


O Palmeiras de Abel Ferreia não é um time que faz questão da posse de bola, como já falamos aqui no canal. Aliás, na maioria das vezes é um time montado pra ter posses curtas e finalizações em poucos toques após ter a bola. E foi assim no jogo da 12ª rodada. Menos posse, menos passes mas... mais finalizações, mais escanteios, mais grandes chances criadas e exigiu do goleiro adversário mais defesas. Diferente do último jogo pelo Brasileirão, nessa partida o Palmeiras utilizou com certa frequência o cruzamento, foram 20 ao todo. E mais uma vez, muitas bolas longas. Característica determinante do jogo do time até aqui no campeonato. Foram 71 tentativas com 44 delas dando certo. Aliás, um jogo de muitas bolas longas pois o Dragão utilizou 57 vezes esse recurso. Muita coisa dos dois lados.

O destaque individual da jogo foi o zagueirão paraguaio Gustavo Gomez. Maior nota de acordo com as estatísticas SofaScore. Nota 8.1


Atuando no domingo ao lado de Felipe Melo, Gustavo Gómez mais uma fez mostra a grande capacidade defensiva que tem. Podemos notar nos números do paraguaio o seu domínio nos momentos defensivos: duelos, cortes, interceptações. E além disso uma boa qualidade no passe também com 85% de aproveitamento, inclusive sendo um dos homens a fazer o passe longo - 5 certos de 8 tentados - tão marcante no jogo do Palmeiras. O torcedor palmeirense torce desesperadamente para que a janela européia de transferências não invista no zagueiro porque seria uma perda muito grande de qualidade e liderança no Palestra.

Antes de trazer um último dado estatístico do jogo, quero te fazer um convite. O Pitaco é Meu também está no Youtube com muito conteúdo bacana. Dá uma visitada no nosso canal clicando aqui e aproveite e já se inscreva também. O vídeo da rodada 12 do Brasileirão está lá no canal inclusive.

Um último dado que acho muito interessante pra mostrar pra você também é o chamado "momento de ataque". Esse gráfico mostra os momentos em que as equipes atacaram seu adversário e a intensidade desse ataque (quanto maior a barrinha, mais intenso o ataque). De verde a equipe da casa e em azul o visitante Palmeiras.


Perceba o quanto o time de Abel Ferreira, apesar da menor posse de bola, tem mais momentos de ataque intenso, principalmente no primeiro tempo, se comparado ao Atlético-GO. E note também que no final do jogo, quando o Dragão buscava o empate e atacava mais, foi justamente o momento que o líder do campeonato, em 2 contra-ataques matou o jogo. A eficiência ofensiva que já comentamos aqui no canal, deu as caras no final do jogo.

Abraço, bom futebol e até a próxima.

Se o juiz apitou tá apitado, então levanta a cabeça, bola pra frente, segue o jogo e... bom futebol!




Comentários