8ª RODADA DO BRASILEIRÃO [A teoria de Guardiola]

"As ligas são ganhas nas oito últimas rodadas, e são PERDIDAS nas OITO PRIMEIRAS."


O Brasileirão 2021 finalizou a sua 8ª rodada nos dias 30/junho e 01/julho. Chegamos ao ponto crucial para definição de quem vai brigar ou não pelo título. E principalmente, quem VAI PERDER. Isso segundo teoria feita pelo "campeoníssimo" Pep Guardiola, depois de anos disputando ligas nacionais - em pontos corridos - e vencer 9 das 12 disputadas em toda sua carreira na Espanha, Alemanha e Inglaterra (3x campeão em cada país).

"É bem parecido com uma receita", diz Guardiola. A experiência lhe permitiu chegar a esta conclusão: é preciso evitar perder a liga nos primeiros 2 meses do campeonato. Seus adversários podem lhe tirar pontos, mas não muitos. A eventual desvantagem dever ser mentalmente aceitável, de dois ou três pontos, quatro no máximo, ao término dessas oito rodadas. Ainda que você esteja atrás, mantém o líder por perto; em um confronto direto, poderá alcançá-lo. Assim terá condições de lutar pelo título nas últimas oito rodadas, demonstrando a verdadeira força da sua equipe no momento de decidir a disputa. Nessa arrancada final não se pode falhar, trata-se do momento decisivo em que o time precisa render o máximo para conquistar a vitória. Essa é a teoria.

O trecho acima foi tirado do livro Guardiola Confidencial, escrito por Marti Perarnau -2014.

Ou seja, segundo Guardiola, após 8 jogos, para se manter na briga pelo título o ideal é não estar a mais de 4 pontos de distância do líder.

Curiosidade: Guardiola só esteve uma única vez "fora" da sua teoria em todas as edições de ligas que disputou. E foi justamente em uma temporada em que o City perdeu o título para o Liverpool (2019/20). Na oitava rodada o Liverpool era líder com 24 pontos e o City estava a 8 pontos de distância, com 16.

No campeonato brasileiro de 2021, depois de 8 rodadas (alguns times ainda não fizeram 8 jogos) podemos aplicar a teoria de Guardiola para avaliar quem pode estar perdendo o campeonato dessa temporada. 

Os times que ainda estariam na disputa são: Red Bull Bragantino (líder), Athletico (-2pts), Palmeiras (-2pts), Fortaleza (-3pts) e Flamengo* (-6pts). *Flamengo tem 2 jogos a menos que o líder, podendo assim se colocar "dentro da teoria" caso faça 2 pontos nessas duas partidas.

A partir da 5ª colocação - Atlético MG - a possibilidade de conquistar o título do Brasileirão 21 fica reduzida se aplicarmos a teoria de Pep. A distância do Galo para o líder é de 5 pontos. Mas parece muito prematuro, e cruel até, acreditarmos que a briga pelo título brasileiro se resumira a esses times citados. Ainda faltam 30 jogos pra cada time. Pensando nisso fui atrás dos números das últimas 10 edições do Campeonato Brasileiro da 1ª divisão. E a teoria se confirma... veja os números:

 2010 - Campeão: Fluminense

 8ª rodada: Corinthians (líder 18 pontos) - Fluminense 3º (-2 ptos)

 2011 - Campeão: Corinthians

 8ª rodada: Corinthians (líder 20 pontos)

 2012 - Campeão: Fluminense

 8ª rodada: Atlético MG (líder 19 pontos) - Fluminense 2º (-1 pto)

 2013 - Campeão: Cruzeiro

 8ª rodada: Botafogo/Coritiba (líder 16 pontos) - Cruzeiro 3º (-1 ptos) 

 2014 - Campeão: Cruzeiro

 8ª rodada: Cruzeiro (líder 16 pontos)

2015 - Campeão: Corinthians

8ª rodada: Sport (líder 18 pontos) - Corinthians 7º (-5 ptos)

 2016 - Campeão: Palmeiras

 8ª rodada: Internacional (líder 19 pontos) - Palmeiras 2º (-3 ptos)

 2017 - Campeão: Corinthians

 8ª rodada: Corinthians (líder 20 pontos)

 2018 - Campeão: Palmeiras

 8ª rodada: Flamengo (líder 17 pontos) - Palmeiras 11º (-6 ptos)

 2019 - Campeão: Flamengo

 8ª rodada: Palmeiras (líder 22 pontos) - Flamengo 6º (-8 ptos)

 2020 - Campeão: Flamengo

 8ª rodada: Internacional (líder 17 pontos) - Flamengo 5º (-3 ptos) 
  

Como mostram os números na tabela acima, somente em 3 oportunidades nos últimos 10 anos (2019, 2018 e 2015) o campeão estava a mais de 4 pontos de distância do líder ao fim da 8ª rodada. 

Mais do que nos mostrar quem está na disputa com 8 rodadas, a teoria de Guardiola nos mostra - não só na teoria - quem não estará na ponta da tabela ao final do campeonato.

Lógico que há exceções - aqui no Brasil, há 3 - e isso pode se repetir no Brasileirão 2021. Favoritos ao título dessa temporada estão fora da "teoria", como Internacional, Atlético MG, Grêmio, São Paulo... e podemos ter ainda alguma surpresa (que é cada vez mais raro). Os números nos ajudam a analisar o que já aconteceu e fazer projeções prováveis. Mas não há como garantir que tais projeções se confirmarão nesse ano.

Pros torcedores de Red Bull Bragantino, Athletico, Palmeiras, Fortaleza e possivelmente Flamengo, a teoria de Guardiola é mais um dado pra se agarrar e sonhar com o título. Pros outros, a teoria de Guardiola está aí pra ser confrontada e "desmentida".

Que o Brasileirão 2021 nos reserve emoção e isso já estará de bom tamanho. Com ou sem teoria de Guardiola confirmada.

Mas não custa lembrar... o homem - Pep Guardiola - entende das coisas e sabe como ganhar uma liga nacional.

Será que o campeão brasileiro de 2021 está entre esses 5 times? 

Abraço, bom futebol e até a próxima.


Se o juiz apitou tá apitado, então levanta a cabeça, bola pra frente, segue o jogo e... bom futebol!




Comentários