14ª RODADA BRASILEIRÃO [Líder sim, com folga não]

Acabou mais uma rodada, a 14ª do Brasileirão 2021.

O Palmeiras continua na ponta da tabela mas agora com o vice-líder colado atrás dele só com 1 pontinho de diferença. E a rodada 14 ainda teve polêmica com o VAR!


E aí Pitaqueiro, a rodada 14 do Brasileirão teve um jogo adiado que foi Fluminense x Juventude. Foi adiado porque o Flu teve seu calendário todo comprometido devido ao adiamento de jogo pela Libertadores... aí os jogos da Copa do Brasil tiveram que ser antecipados e pra isso o jogo pelo Brasileirão com o Juventude foi adiado para não se sabe quando.

Vamos falar do jogo do "campeão da rodada" Palmeiras, que continua líder, e enfrentou o rival local São Paulo no último sábado. Resultado 0x0 e muita, muita polêmica por causa da atuação do VAR. Mais uma vez. Veja abaixo a posição dos dois na classificação depois do final da rodada:


Como de costume, antes de entrar no clássico paulista vamos dar uma olhada nos resultados da rodada e também na seleção, de acordo com as estatísticas da plataforma SofaScore. Destaque pra mais um bom jogo e resultado do Flamengo; mais uma derrota do Grêmio; e a vitória de virada no clássico cearense do Vozão, 3x1 no Fortaleza. A seleção da rodada mais uma vez aparece numa formação com 3 zagueiros e o grande pontuador foi o goleiro Jão Paulo, do Santos, que fechou o gol e atingiu 8.8 como nota.


O técnico Abel Ferreira repetiu a escalação considerada titular do Palmeiras nesse momento. Com uma semana pra trabalhar para o clássico, já que o time foi eliminado precocemente na Copa do Brasil, o verdão usou força máxima no clássico-rei contra o rival que está em situação complicadíssima no Brasileirão, precisando de um bom resultado para fugir da zona de rebaixamento.


Foi um jogo bom de acompanhar na maior parte do tempo e com o São Paulo melhor. O Palmeiras teve muita dificuldade pra criar. Os meias Scarpa e Veiga não conseguiram entrar no jogo e a bola longa não foi efetiva. E na minha visão o grande problema pra isso tudo não ter funcionado foram os momentos sem bola do time de Abel Ferreira. Não conseguiu encaixar a marcação e com isso, quando conseguia recuparar a bola, não estava suficientemente organizado para iniciar a transição. E o jogo do Palmeiras depende demais disso.

Vamos dar uma olhada em algumas estatísticas do jogo.


Olhando os dados da partida... menos posse (que não é questão pra Abel), menos finalizações, maior imprecisão nos passes, isso tudo reflete o que foi visto durante o jogo. O Palmeiras não conseguiu repetir as atuações que vinha apresentando nas últimas rodadas do Brasileirão. Foi um jogo abaixo do líder, méritos do adversário.

O destaque individual do Palmeiras foi o goleiro Weverton. Sintomático eu acho. Foram 3 defesas do goleiro da seleção brasileira e nota 7,9 pelo SofaScore. Dá só uma olhada no aproveitamento em bolas longas: 11 acertos de 16 tentados. Praticamente 25% de todas as bolas longas certas do time durante os 90 minutos. Um fundamento que Weverton vem aprimorando na sua passagem pelo time paulista.


Antes de trazer um último dado estatístico do jogo, quero te fazer um convite. O Pitaco é Meu também está no Youtube com muito conteúdo bacana. Dá uma visitada no nosso canal clicando aqui e aproveite e já se inscreva também. O vídeo da rodada 14 do Brasileirão está lá no canal inclusive, dentro de uma playlist com todos as rodadas do campeonato.

Deixo com você agora aquele gráfico bacana do momento de ataque durante o jogo.


O time da casa (São Paulo) esteve mais dentro do campo de ataque durante o jogo. E seus ataques foram mais intensos como percebemos pelo tamanho das barrinhas verdes.

Pra finalizar vou dar minha opinião em relação à atuação do VAR. Foram 2 lances polêmicos: a marcação de um pênalti do Gustavo Gómez sobre o Marquinho ainda no primeiro tempo (o juiz consultou o video e voltou atrás) e o gol contra do Gustavo Gómez no finalzinho do jogo (o juiz consultou o video e anulou o gol marcando impedimento do ataque do tricolor).

Usando como parâmetro de comparação o grande torneio de futebol mais recente, a Eurocopa, é nítido como no Brasil e América do Sul o VAR interfere muito mais nas decisões de campo. E é aí que eu acho que está o maior erro do uso dessa ferramenta por aqui. Um lance como o da marcação do pênalti sobre o Marquinho muito provavelmente o VAR não teria interferido na decisão do árbitro se fosse na Europa. Porque o árbitro estava a 3 ou 4 metros do lance, de frente pra jogada, sem nenhum jogador atrapalhando sua visão. Interpretação e decisão toda na mão do juiz e o mais importante, no calor do jogo, no momento real. Não na camera lenta e na frieza do replay. Esse lance do pênalti não faz sentido ter influência do VAR ao meu ver porque não houve um erro CLARO do juiz. Mas eu entendo a anulação do lance depois dos replays. Só que ao meu ver, não fica claro pra mim que não houve falta. E aí, eu tendo a ficar com a marcação de campo.

No segundo lance, a anulação do gol por impedimento, pra mim houve um erro da arbitragem. Foi marcado impedimento do Miranda que fez um movimento em direção à bola mas passou longe de tocar na mesma. Inclusive o jogador do Palmeiras que disputa com o Miranda é quem procura o contato com o tricolor pra evitar o cabeceio. O Miranda não interfere no movimento do Patrick e pra mim não há porquê marcar impedimento dele. Nesse lance erro claro na marcação do impedimento.

Agora, à parte erros de interpretação ou aplicação da regra, o VAR não pode interferir tanto nas decisões de campo que são interpretativas e que não há erro CLARO dos árbitros de campo. Se chamou o árbitro no video e é preciso 5, 6, 10 replays do lance pra se tomar uma decisão, tá óbvio que não houve um erro CLARO pra ser corrigido. Há dúvidas de interpretação e aí, tem que valer a interpretação do calor do jogo, do trio de arbitragem de campo. Aqui está o problema do VAR no Brasil. Interferem demais e tiram do trio de campo a responsabilidade pelas decisões.

Mas o Palmeiras, não tem nada com isso - porque os homens erram pra todo lado, a favor e contra - e pelo menos levou pra casa mais 1 pontinho, o que garantiu a ele a liderança isolada por mais um rodada do Brasileirão.

Abraço, bom futebol e até a próxima.

Se o juiz apitou tá apitado, então levanta a cabeça, bola pra frente, segue o jogo e... bom futebol!




Comentários