16ª RODADA BRASILEIRÃO [No duelo pela ponta deu Galo - e de novo a arbitragem atrapalhou]

Acabou mais uma rodada do Brasileirão 2021.

O líder Atlético recebeu o vice líder Palmeiras e abriu vantagem na ponta da tabela. Pra variar com polêmica na arbitragem, infelizmente.


E aí Pitaqueiro! A 16ª rodada do Brasileirão foi finalizada nessa segunda-feira e o Galo se mantém na ponta da tabela, agora com 5 pontos de vantagem pro segundo colocado Palmeiras. No último sábado vitória de 2 a 0 sobre o vice-líder. 

Vamos falar do jogo do "campeão da rodada", o confronto entre os líderes,  Atlético-MG x Palmeiras. Veja abaixo a posição dos dois na classificação depois do final da rodada:

Como de costume, antes de entrar nos detalhes do jogo vamos dar uma olhada nos resultados e também na seleção, de acordo com as estatísticas da plataforma SofaScore. Destaques pra mais um jogo cheio de gols do Internacional, 4 a 2 sobre o Fluminense; vitória do Juventude na casa do Red Bull Bragantino e também a vitória do São Paulo no duelo dos tricolores desesperados. Dê uma olhada também na seleção da rodada.


Cuca entrou com a formação abaixo no jogo da 16a rodada. Força máxima mesmo antes do confronto decisivo da próxima quarta-feira, 18/08, diante do River Plate pela Libertadores.


O jogo no Mineirão teve 10 minutos bem movimentados no início da partida apesar de poucas oportunidades criadas. Parecia que teríamos um grande jogo, digno da disputa pela liderança. Mas não passou de promessa. O Atlético fez o que era necessário pra conseguir a justa vitória por 2 a 0, e não foi preciso muita coisa pra isso.
A partida que não era boa ficou totalmente condicionada após os 35 minutos do primeiro tempo quando o jogador Patrick de Paula do Palmeiras foi expulso de campo ao receber o segundo cartão amarelo. O jogo que já se mostrava favorável ao líder ficou ainda mais controlado a partir de então.
A expulsão gerou muita reclamação por parte do lado verde, inclusive gerando outra expulsão, desta vez do técnico Abel Ferreira. O jogador do Palmeiras acabou escorregando numa dividida com o jogador do Galo e o atingindo. Num primeiro momento o juiz nem marcou falta mas com a pressão do time da casa reclamando o árbitro acabou paralisando o lance, marcando a infração e dando cartão amarelo pro Patrick de Paula. Era o segundo amarelo e, vermelho na sequência.
Até esse momento do jogo o Atlético-MG havia finalizado apenas 2 vezes ao gol. E sem muito perigo. O que mostra como o jogo a partir de então ficou totalmente condicionado à pressão do time da casa.

Vamos dar uma olhada em algumas estatísticas do jogo.


No total foram 15 finalizações do líder contra apenas 1 do Palmeiras. O primeiro gol saiu aos 49 minutos do primeiro tempo com Savarino aproveitando um cruzamento vindo da esquerda.
Na volta do intervalo o técnico Cuca manteve o time inicial e pressionou até conseguir abrir mais vantagem no placar, com o segundo gol de novo de Savarino com mais uma assistência de Arana aos 17 minutos da etapa final. A partir daí o Galo cozinhou o jogo e esperou o apito final. Liderança confirmada e mais, vantagem de 5 pontos encima do vice-líder. 

O destaque individual do Atlético foi o lateral esquerdo Arana, o garçom do jogo.


Antes de trazer um último dado estatístico do jogo, quero te fazer um convite. O Pitaco é Meu também está no Youtube com muito conteúdo bacana. Dá uma visitada no nosso canal clicando aqui e aproveite e já se inscreva também. O vídeo da rodada 16 do Brasileirão está lá no canal inclusive, dentro de uma playlist com todas as rodadas do campeonato.

Deixo com você agora aquele gráfico bacana do momento de ataque durante o jogo.


Veja como o líder dominou totalmente o adversário. O Atlético não permitiu ao Palmeiras quase nenhum momento de ataque. E nesses raros momentos, nenhuma intensidade que pudesse causar problemas ao Galo.

Com essa vitória o Atlético reafirma sua liderança e como já disse, abre 5 pontos de vantagem. Agora é foco na Libertadores no confronto de quartas-de-final contra o River Plate.

Abraço, bom futebol e até a próxima.

Se o juiz apitou tá apitado, então levanta a cabeça, bola pra frente, segue o jogo e... bom futebol!




Comentários