17ª RODADA BRASILEIRÃO [Galo PERDE A CHANCE DE DISPARAR]

Acabou mais uma rodada do Brasileirão 2021.

O líder Atlético foi até o Rio de Janeiro enfrentar o Fluminense para tentar abrir uma vantagem de 8 pontos na liderança. Não deu !


E aí Pitaqueiro! A 17ª rodada do Brasileirão foi finalizada nessa segunda-feira com dois jogos: América-MG e Red Bull Bragantino; e o jogo do líder Atlético Mineiro encarando o Fluminense em São Januário - Maracanã fechado para cuidar do gramado. 

Vamos falar do jogo do "campeão da rodada". Um campeão que poderia estar mais feliz na liderança mas... continua com uma boa vantagem em relação aos perseguidores. Veja abaixo a posição dos dois na classificação depois do final da rodada:


Como de costume, antes de entrar nos detalhes do jogo vamos dar uma olhada nos resultados e também na seleção, de acordo com as estatísticas da plataforma SofaScore. Destaques pra vitória fora de casa do Cuiabá encima do vice-líder Palmeiras, vitória do Grêmio que começa a se recuperar na classificação e a vitória do Corinthians que cola na briga por uma vaga na Libertadores. Dê uma olhada também na seleção da rodada.


Cuca entrou com a formação abaixo no jogo da 17a rodada. Um meio-campo mais leve com Allan, Nacho Fernández e Zaracho. Uma curiosidade: o Galo começou a partida com 5 jogadores estrangeiros no 11 inicial. Algo bem raro no futebol brasileiro. Junior Alonso, Zaracho, Nacho, Savarino e Vargas.



O jogo que foi disputado em São Januário mostrou um Fluminense muito aplicado taticamente, com um meio-campo mais combativo, e do outro lado um Atlético que teve dificuldades pra fazer seu jogo acontecer na última parte do campo de ataque. O time pressionou bastante o tricolor, principalmente na segunda etapa, mas na parte final as ideias pra vencer a defesa muito bem postada do Flu não surgiram e o time acabava resolvendo o ataque cruzando bolas na área. Foram 28 cruzamentos ao todo.

Vamos dar uma olhada em algumas estatísticas do jogo.


No total foram 19 finalizações do líder contra 9 do mandante. O primeiro gol que abriu o placar veio depois de uma cobrança de pênalti do centroavante Fred do Fluminense. A partir daí o Atlético ficou com a bola, pressionou, gerou oportunidades mas não conseguia finalizar com muito perigo. Perceba que apesar da posse de bola muito maior e da quantidade de finalizações, as grandes chances criadas foram as mesmas: 2 pra cada lado. O Fluminense soube aproveitar alguns contra-ataques na segunda etapa e por muito pouco não conseguiu abrir 2 a 0 no placar.
O técnico Cuca fez alterações na equipe no decorrer do segundo tempo e foi justamente numa jogada de dois jogadores que entraram, que o Galo conseguiu igualar o placar numa batida firme e colocada de fora da área de Sasha. Passe de Nathan e gol do atacante. Sasha entrou aos 35 do segundo tempo e aos 39 marcou.

O destaque individual do Atlético foi o argentino Nacho Fernández. Veja os números do jogador na noite de ontem:


Antes de trazer um último dado estatístico do jogo, quero te fazer um convite. O Pitaco é Meu também está no Youtube com muito conteúdo bacana. Dá uma visitada no nosso canal clicando aqui e aproveite e já se inscreva também. O vídeo da rodada 17 do Brasileirão está lá no canal inclusive, dentro de uma playlist com todas as rodadas do campeonato.

Deixo com você agora aquele gráfico bacana do momento de ataque durante o jogo.


Veja como o líder passou a maior parte do tempo no ataque, se comparado ao Fluminense. No segundo tempo então, isso foi muito marcante.

Com esse empate o Atlético Mineiro mantém uma boa vantagem pro segundo colocado, 6 pontos, e mantém também uma sequência de 10 jogos de invencibilidade, com 9 vitórias e 1 empate. Não foi o resultado que a torcida queria mas não deixa de ser uma considerada folga na ponta da tabela.

Abraço, bom futebol e até a próxima.

Se o juiz apitou tá apitado, então levanta a cabeça, bola pra frente, segue o jogo e... bom futebol!



Comentários