18ª RODADA BRASILEIRÃO [Mais um empate e a diferença cai pra 4 pontos]

Acabou mais uma rodada do Brasileirão 2021.

O líder Atlético jogou mais uma fora de casa e ficou no empate com o Red Bull Bragantino. Vamos analisar os números desse confronto.


E aí Pitaqueiro! A 18ª rodada do Brasileirão foi finalizada nessa segunda-feira com dois jogos: Fluminense 2 x 0 Bahia; e Fortaleza 0 x 0 Cuiabá. O jogo do campeão da rodada foi realizado no domingo, dia 29, no interior paulista e no final deu empate, 1 a 1.

Vamos falar do jogo do "campeão da rodada". Um campeão que poderia estar mais feliz na liderança mas... continua com uma boa vantagem em relação aos perseguidores (esse texto foi usado na rodada passada rsrsrsrs). Veja abaixo a posição dos dois times que se enfrentaram no domingo, na classificação depois do final da rodada:


Como de costume, antes de entrar nos detalhes do jogo vamos dar uma olhada nos resultados e também na seleção, de acordo com as estatísticas da plataforma SofaScore. Destaques pra mais uma goleada do Flamengo e agora dentro da Vila Belmiro; vitória do vice-líder Palmeiras quebrando uma sequência de 3 jogos sem os 3 pontos; e a vitória do América-MG que resultou na queda do técnico do Ceará, Guto Ferreira. Dê uma olhada também na seleção da rodada.


Cuca entrou com a formação abaixo no jogo da 18a rodada. Com Tchê Tchê substituindo o desfalque de Allan e Mariano no lugar do lateral direito Guga (uma alternância entre esses dois jogadores já característica do técnico Cuca). Do meio pra frente o técnico Cuca vem mantendo com certa regularidade a formação com Zaracho, Savarino, Nacho, Vargas e Hulk (veremos como Cuca vai trabalhar com Diego Costa quando o mesmo estiver em condições de atuar por mais tempo).


O jogo foi disputado em Bragança Paulista, interior de São Paulo, na casa do 4º colocado Red Bull Bragantino. Numa partida em que os donos da casa mantiveram o líder sobre uma certa pressão para conseguir sair jogando, o que incomodou bastante o Galo e acabou resultando na abertura do placar num gol contra de Nathan Silva. Mas a partir da desvantagem o Atlético empurrou o RB Bragantino pro seu campo de defesa e mostrou uma intensidade muito grande com e sem bola (para recuperá-la). Assim foi o jogo durante maior parte do tempo: Galo pressionando com e sem bola e RB Bragantino com muita dificuldade pra sair de trás e controlar a bola e o jogo. Boa partida no domingo à noite e no final um empate bom para os donos da casa e ruim pro líder, pelo que foi criado durante os 90 minutos.

Vamos dar uma olhada em algumas estatísticas do jogo.


26 FINALIZAÇÕES! É muito volume ofensivo do time do técnico Cuca. E muita imprecisão também. Um pouco mais de capricho e o resultado seria uma vitória até com certa tranquilidade.
Quem abriu o placar foi o Massa Bruta numa infelicidade do zagueiro mineiro Nathan Silva, que ao tentar cortar um cruzamento vindo da linha de fundo, acabou tocando pra dentro das próprias redes tirando completamente o goleiro Éverson do lance. Muita pressão, muita intensidade, muitas finalizações, muita posse de bola, precisão nos passes, muitos cruzamentos na área, até que num desses cruzamentos (depois de uma pressão muito bem feita na saída de bola do Bragantino) Sasha encontrou o estreante Diego Costa - que entrou aos 15 minutos da segunda etapa - pra finalizar de primeira com muita técnica e empatar o jogo no minuto 85. Como já disse, empate ruim pro líder mas pelo menos levou um ponto pra Minas Gerais e manteve uma distância de 4 pontos pro segundo colocado no Brasileirão 2021, faltando 1 jogo pra encerrar o primeiro turno. No último jogo da primeira metade do campeonato o Galo recebe o Grêmio no Mineirão, mas essa partida foi adiada sem data para ser realizada ainda. Outros 3 jogos da 19ª rodada foram adiados: Ceará x Palmeiras, Flamengo x Atlético Goianiense e Internacional x Red Bull Bragantino.

O destaque individual do Atlético foi o venezuelano Jefferson Savarino. Alías, um ótimo mês de Agosto do meia atleticano. Veja os números do jogador na noite do último domingo:


Antes de trazer um último dado estatístico do jogo, quero te fazer um convite. O Pitaco é Meu também está no Youtube com muito conteúdo bacana. Dá uma visitada no nosso canal clicando aqui e aproveite e já se inscreva também. O vídeo da rodada 18 do Brasileirão está lá no canal inclusive, dentro de uma playlist com todas as rodadas do campeonato.

Deixo com você agora aquele gráfico bacana do momento de ataque durante o jogo.


Veja como o líder passou a maior parte do tempo no ataque. Fica muito claro que até por volta dos 15 minutos de jogo o dono da casa também esteve presente no ataque mas após isso foi um domínio quase completo do visitante e líder Atlético Mineiro.

Com esse empate o Atlético Mineiro mantém uma vantagem pro segundo colocado, 4 pontos, e mantém também uma sequência de 11 jogos de invencibilidade, com 9 vitórias e 2 empates. Não foi o resultado que a torcida queria, que o time demonstrou querer, mas não deixa de ser uma considerada folga na ponta da tabela. O único time que pode tirar o título simbólico do primeiro turno do Atlético é o Flamengo, que tem 2 partidas a menos e 8 pontos de desvantagem. Ou seja, o Galo teria que perder seu jogo da 19ª rodada (adiado) e o time carioca teria que vencer as 3 partidas que lhe restam nessa primeira metade do campeonato (Grêmio, Athletico e Atlético Goianiense - todos ainda sem data).

Abraço, bom futebol e até a próxima.

Se o juiz apitou tá apitado, então levanta a cabeça, bola pra frente, segue o jogo e... bom futebol!





Comentários