20ª RODADA FINALIZADA [Segundo turno - Agora é matar ou morrer]

Começou o "mata-mata" dos pontos corridos. Vamos falar do jogo do Atlético-MG mais uma vez... números, destaques, análise do que rolou ontem contra o Fortaleza.

E aí Pitaqueiro! 

Começou o segundo turno do Brasileirão 2021 e agora é a hora do "mata-mata", ou seja, é ganhar ou ver os objetivos ficando mais distantes. Claro que não é eliminatório mas como dizem por aí, é "hora da onça beber água". Quem tá lá embaixo ou começa a pontuar ou vai ficar sofrendo até as últimas rodadas, por exemplo. Pensando nisso, o Galo foi até o Ceará enfrentar o forte Fortaleza pra se consolidar por mais uma rodada a liderança do campeonato. E conseguiu. Fortaleza 0 x 2 Atlético-MG.

Essa é a classificação dos 2 times após os resultados da 20ª rodada:


Com o resultado o Galo chegou aos 42 pontos em 19 partidas, o que dá um aproveitamento de 74% (lembrando que o Atlético tem 1 jogo adiado da 19ª rodada pra cumprir).

Antes de dar uma olhada nos dados do jogo do campeão da rodada vamos dar uma olhada nos resultados do final de semana:


Destaque, além do jogo do líder, pra vitória fora de casa do agora 3º colocado Flamengo contra o vice-líder Palmeiras. 3 a 1 na casa do verde e branco paulista.

No jogo do último domingo em Fortaleza, mais uma vez, o técnico Cuca foi com a força máxima que tinha à disposição (Tchê Tchê e Savarino não disponíveis), inclusive com os jogadores que voltaram de suas seleções após os jogos das eliminatórias sulamericanas pra Copa do Mundo do Catar 2022.


O jogo foi bem parelho em oportunidades criadas, digno de dois times da parte de cima da tabela. Claro que a maior eficiência do time mineiro foi refletida no placar. No primeiro tempo o time até sofreu um pouco mais do que o adversário, que chegou a criar mais chances claras e deu mais trabalho ao goleiro do Galo. No segundo tempo, principalmente após o primeiro gol, aí o líder teve mais controle do jogo e não sofreu. O Atlético aumentou sua série invicta de jogos e agora está há 12 jogos sem saber o que é perder no Campeonato Brasileiro.

Vamos dar uma olhada nos número desse jogo mas antes disso quero te fazer um convite. O Pitaco é Meu também está no Youtube com muito conteúdo bacana. Dá uma visitada no nosso canal clicando aqui e aproveite e já se inscreva também. O vídeo da rodada 20 do Brasileirão está lá no canal inclusive, dentro de uma playlist com todas as rodadas do campeonato.

Agora sim, vamos às estatísticas.


Posse de bola quase igual, finalizações também, escanteios, precisão nos passes... todos esses números mostram um equilíbrio muito grande no jogo. E um dado me chama muita atenção em todos estes aí acima: 56 tentativas de bola longa no jogo do Galo. É muita coisa. Um tipo de jogo muito visto em outro time do Atlético também treinado pelo Cuca lá em 2013. Bola longa no Jô e escapadas de Bernardo e Luan, ou Tardelli. E teve um jogador importante nesse jogo de bolas longas ontem, e que foi inclusive o destaque do jogo nas estatísticas: o goleiro Éverson. 
Veja os números:


Foram 4 defesas do goleiro do Galo e 14 tentativas de bolas longas, com 50% de acerto. Isso significou 25% das bolas longas de todo o time durante o jogo que garantiu a folga na liderança da tabela.

O gráfico de momento de ataque mostra bem a alternância das duas equipes durante os 90 minutos.


Vitória importantíssima do líder da competição. Como disse lá no início, essa é a hora de marcar posição em jogos "grandes". E o confronto com o bom time do Fortaleza era um desses jogos pois se tratava do líder contra o até então 3º colocado. Missão cumprida e garantia de pelo menos mais 2 rodadas na frente da concorrência.

Abraço, bom futebol e até a próxima.

Se o juiz apitou tá apitado, então levanta a cabeça, bola pra frente, segue o jogo e... bom futebol!


Comentários