BRASIL x ARGENTINA [O clássico da vergonha]
VERGONHA! Se algum torcedor que acompanhava a transmissão de Brasil e Argentina não ficou com vergonha do que aconteceu a partir dos 6 minutos do primeiro tempo, essa pessoa merece meus parabéns pois trata-se de alguém maduro suficiente pra se desprender emocionalmente do que acontecia. Vergonha do "brasil", vergonha da "conmebol", vergonha do "modus operandi", vergonha da "argentina"... vergonha alheia.
Depois de tudo que aconteceu a única certeza que tenho é que não precisava ser daquele jeito. Foi um constrangimento evitável. Aos 6 minutos do primeiro tempo agentes da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) acompanhados de policiais federais entraram nas 4 linhas do gramado da Neo Química Arena pra interromper à força um jogo de Copa do Mundo (é isso mesmo, pois os jogos disputados pelas eliminatórias de Copa do Mundo são considerados jogos do torneio realizado pela Fifa). É um negócio de maluco o que aconteceu ontem. Mesmo conhecendo o nível de desorganização que temos pelas bandas da América do Sul, eu não imaginava que poderia chegar a esse ponto.
Algumas perguntas ficaram sem uma resposta convincente ontem:
Porque a Anvisa, juntamente com a Polícia Federal, não conseguiu ter acesso à delegação argentina antes do jogo?
Em algum momento foi dito que o vestiário da seleção argentina estava trancado. A Polícia Federal não tinha poder suficiente pra "exigir" a abertura?
A seleção argentina chegou ao Brasil na sexta-feira de manhã, ficou num hotel amplamente divulgado pela imprensa, treinou na cidade de São Paulo, passou mais de 48horas em solo brasileiro e não foi possível resolver a situação antes do início do jogo?
Os 4 jogadores que atuam na Inglaterra e teriam que cumprir quarentena (14 dias) ao entrarem no Brasil foram orientados por quem pra mentirem na documentação de desembarque? E quem bancou a eles que essa mentira não teria consequências criminais aos 4 ?
Como funciona esse protocolo de segurança nos aeroportos brasileiros? A pessoa mente, apresenta documentação no desembarque internacional (passaporte) e passa desapercebida?
Que acordo é esse entre federações sulamericanas, fifa e governos federais de abrandamento dos protocolos de segurança sanitária para que os jogos das eleminatórias pudessem ocorrer sem grandes problemas?
Quem foi o representante do governo federal que participou desse acordo? E porque especificamente nesse jogo o acordo foi quebrado?
Porque nesse caso específico de quebra de leis sanitárias a Anvisa foi tão contundente? Porque em outros casos públicos de quebra de regras sanitárias a Anvisa parece que fecha os olhos?
Na minha visão tem erro de todos os lados. Em menor ou maior quantidade mas todas as entidades envolvidas erraram. E feio!
Se o juiz apitou tá apitado, então levanta a cabeça, bola pra frente, segue o jogo e... bom futebol!
Comentários
Postar um comentário
Critique, elogie, compartilhe...